top of page

Editora: Planeta do Brasil

Ano: 2006

         Coleção Paulo Coelho

Páginas: 200

As Valkírias

Paulo Coelho

 

       Seguindo a orientação de seu mestre, identificado apenas como J, Paulo Coelho parte para o deserto da América do Norte  a fim ver seu anjo da guarda. Ele e sua esposa vão ao encontro de um jovem mestre da magia chamado Took, que vive no deserto por motivos estratégicos à Tradição da qual Paulo faz parte. Os conselhos de Took levam o casal a irem no encalço das Valkírias, mulheres que vivem no deserto fazendo pregações. Paulo e sua esposa passam a acompanhar estas mulheres e por meio de rituais ensinados pela líder do grupo, Paulo obtém mais pistas de como encontrar seu anjo.  No decorrer da história, Chris, esposa de Paulo Coelho, é iniciada na magia e passa a conversar com seu anjo, também acontece o início de uma disputa entre ela e a líder das Valkirias, já que a cavaleira passa a demonstrar interesse pelo marido de Chris.

 

Pontos altos:

- O autor explica que as pessoas sempre caminham olhando ao redor, criando uma zona de domínio próxima de si,  e que o mais sábio seria sempre olharem para frente, mais adiante. Ao praticar tal conselho, o leitor tem uma experiência de confiança e passa a perceber  o mundo além do que está próximo.

- Paulo Coelho confessa que na juventude planejou juntamente com Raul Seixa (e outros amigos) utilizar magia negra para ganhar dinheiro e trazer trevas a humanidade. Chega a afirmar que a música Sociedade Alternativa teria de fundo uma mantra de invocação ao demônio.

 

Pontos Baixos:

- Não  consegui ainda decifrar se Paulo Coelho deixa seus livros bem amarrados, e isso seria legal, ou se a falta de grandes inspirações fazem com que um livro sempre traga algo de livros anteriores.

- Minha percepção sobre o que li, é a de que o autor é tão desesperado para se mostrar especial, que por diversas vezes não obteve resultado nenhum em suas buscas e se convenceu que qualquer acaso era uma resposta aceitável. Um exemplo é que após ficar o livro todo buscando ver a face de seu anjo e frustradamente não conseguir, Paulo diz ter ouvido o anjo dizer que seu rosto está em tudo a sua volta e é o lugar onde ele estiver. Então tá né...

bottom of page