
Editora: Veredas e Cenários
Ano: 2014
Páginas: 160
Lua Nova
Osvaldo André de Mello
Comentar livro de poesia não é uma tarefa fácil, você precisa interpretar, sentir, viver o que está escrito. O que quero dizer é que ao ler um poema, você tenta decifra a essência do texto e ao mesmo tempo adapta-lo à sua historia de vida.
Lua Nova, é um daqueles livros para se ler e reler, para se ter o prazer de viver e reviver os mistérios, as paixões, as crenças e os encantos.
Após terminar a leitura, depois do livro fechado, continuei vendo e pensando em poesia.
O livro conta com o prefácio feito pelo crítico de artes Márcio Sampaio, uma apresentação de Antônio Carlos - da Academia Brasileira de Letras, um texto sobre o autor feito por Márcio Almeida e um entrevista feita por Alba Valéria Niza Silva que defendeu em 2013 junto a PUC uma tese de doutorado intitulada "A poesia de Osvaldo André de Mello - gênese e imaginário em As mesmas palavras."
"Curiosidade: Lua Nova é composto por 100 poemas agrupados de cinco em cinco em dois grandes blocos. Cada conjunto de cinco é intercalado por uma fase visível da lua. Essas fases são destacadas ao lado do número de cada página. Ao folheá-las, rapidamente o leitor contempla uma animação que mostra a Lua em suas mudanças de fases." Fonte: Porta G1 Globo.com
"Sob a cinza,
uma espera em brasa
se extingue
Porém surge da noite
alguém em busca
de fogo - a qualquer preço.
E basta um sopro."